segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

O avesso de um divã.



O psicanalista é o sujeito que trabalha com o nosso inconsciente a partir do discurso, ou seja, seu trabalho começa na escuta. A partir dessa premissa e ainda mais incrementado no imaginário alheio pelas características exigidas na clínica psicanálitica, muitas lendas urbanas foram criadas: "enquanto eu falo, tenho certeza que meu psicanalista está dormindo na cadeira atrás do divã" ; "você acha mesmo que ele está escutando o que você diz?" ou "eu larguei a análise porque posso falar sozinha de graça e em casa mesmo".
Prefiro (preciso) acreditar que esse papo é lenda urbana. Sendo eu uma estudante de psicologia com inclinações teóricas e interesses profissionais sempre voltados para a psicanálise, prefiro (preciso) crer na ordem do desejo - e o meu desejo é de não ser uma psicanalista-samambaia, embora eu compreenda o porque desses preceitos existirem e a sua real relevância terapêutica inquestionavelmente.
Bom, se em um consultório o objetivo é ouvir, aqui é o meu avesso de divã: eu pretendo falar. Falar motivada pelo meu desejo que se insurge, veja só, da minha instafisção. Embora eu me interesse pela teoria psicanalítica e tenha a chance de ter professores muito bons, sempre vejo as pessoas se queixarem de que fazem da psicanálise um terreno impossível de ser penetrado, terreno de um conhecimento de poucos e para poucos onde se mede o saber pelo falar difícil. Concordo com essa visão que fazem e me aborreço que seja assim."Inteligente, porque você não fala com a gente?" se pergunta Arnaldo Antunes na música Iê Iê Iê e eu gostaria de perguntar a alguns psicanalistas que eu conheço. Pra mim saber bom é saber construído na partilha. Esse blog não pretende ensinar psicanálise (coitada de mim, que ainda estou aprendendo e tenho um longo caminho pela frente) nem tampouco questionar o Mr. Freud. Então, o que esse blog é na verdade? É um desejo de unir os meus dois amores, a psicologia e a escrita de forma compreensível para leigos que possam se apaixonar, assim como eu me apaixonei, pela psicanálise poética do nosso dia-a-dia, como poderia dizer Rubem Alves. Esse blog é para quem gosta de ver além da primeira vista. Esse blog é para ser lido e entendido - e discutido. Esse blog é o meu espaço de reflexão, cuidando para treinar a minha escrita para pessoas que não necessariamente saibam o que é uma pulsão ou diferenciar um neurótico de um perverso porque essa é a escrita que eu almejo alcançar e porque essas são as pessoas nas quais eu gostaria de chegar. Assim sendo, é bom ir confessando: estou engatinhando timidamente na psicanálise, mas na arte de pensar na vida eu já sou bem avançada. Adoro literatura, cinema, música, teatro, arte e conversa de bar. Vamos ver o que eu consigo fazer dessa mistura.
Fica aqui o convite pra essa luta pelo direito a uma pseudo-análise.

Ps. O título do blog já deixa as coisas as claras por aqui: eu sou apenas uma pessoa interessada que conhece pouco mas gosta de estudar sobre, e Mr. Freud é o ícone a ser respeitado. Se for pra jogar pedra, a Geni sou eu.

Um comentário:

  1. Oi Juliana, tudo bem?

    Estava procurando informações sobre as mulheres de Libra, e estou muito contente com o que li!

    Não sei se por ser eu Geminiano ou se é algo um tanto mais particular mas do que eu li sobre vocês eu teria encontrado em relacionamento aquele lance "encaixe chave-fechadura".

    Caso é o seguinte: estou muuuuuito interessado em uma menina de Libra. Quero conquistá-la e mais, quero me deixar apaixonar por ela. Por que deixar?! Já poderia estar apaixonado mas quero paixão consistente, entende?!

    A minha idéia é: quer me ajudar a conquistá-la? Faria esse laboratório psicológico por mim, por ela, por nós??? rs.

    Eu aguardo. Meu email é pierrotperro@hotmail.com

    Bjo
    P.P.

    ResponderExcluir